domingo, 4 de março de 2012

COMPARATIVO - VW SP1 X SP2

Reconhecidamente um dos mais belos carros já produzidos no Brasil o VW SP1/SP2 é um carro admirado até hoje pelos colecionadores.

O Veteran Car Club de Criciúma conta em seu acervo com um SP1 e quatro SP2. 
O VW SP1 do meu amigo Roberto Amboni é um dos 88 carros produzidos . Muito raro chegou a ser considerado "lenda" pois raramente é visto nas ruas.
Nesta matéria faço um comparativo entre o SP1 do Roberto

 e o meu SP2.

A carroceria usado nos dois modelos é a mesma.

 As linhas eram consideradas modernas para a época.
Com suas faixas laterais refletivas.
Com apenas 1158 mm de altura, capô dianteiro longo e trazeira curta eles tinham linhas muito esportivas.

Externamente são muito parecidos . O SP 1 está sem os "bigodes" mas o correto é com os frisos.
Além do logotipo no capô traseiro.

Usam o mesmo espelho retrovisor.

A luz de ré, descarga e grade que a cobre é igual nos dois modelos.

Assim como as maçanetas das portas.


A maioria dos SP1 foram "transformados" em SP2 mudando o logotipo traseiro, pois externamente era dificil identificar qual era um ou o outro.

Internamente tinham suas diferenças.
Os bancos do SP1 eram de courvin.
 Já no SP2 vinham opcionalmente em couro.
O SP1 não tinha o console entre os bancos.
 Que era equipamento de série no SP 2
No painel a grande diferença. O volante, velocímetro e conta-giros eram os mesmos. Porém no SP1 somente marcador de nível de combustível e relógio.



Conta-giros e velocímetro iguais com controle do odômetro parcial ao centro.
No SP1 apenas marcador de combustível e relógio de horas e as tampas .
No SP2 o painel era completo, além de marcador de nível de combustível e relógio, vinha com amperímetro e marcador de temperatura do motor.

Outro ítem que não vinha no SP1 era a luz de leitura da porta, chamada luz de ver mapas.

Que era de série no SP2


Um ítem comum aos dois carros era a luz de cortesia nas portas.


Apenas o SP2 possui a alça que auxilia o passageiro a sair do carro.
A grande diferença está mesmo no motor.
O SP1 com 1600 cc rendia 65 cv.
 No SP2 1700 cc e 75 cv.
Porta-malas idênticos. 

Ícones de sua época estes carros chamam atenção nos encontros de veículos antigos .


54 comentários:

  1. Maravilha de comparativo Mazinho. Que bom que você teve acesso aos dois modelos, pois eu não fiz um comparativo assim por não ter um SP1 aqui por perto.
    Parabéns pela iniciativa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luciano, obrigado! Vindo de um expert em SP como vc isso é um baita elogio. Como falei, aqui temos quatro SP2 e um SP1, e isso é um privilégio. Como disse o Roberto, "faça-nos uma visita e daí reunimos todos os SP's aqui da cidade".
      Graaaande abraço!

      Excluir
    2. Nossa como é lindo esse carro, isso me faz lembrar os anos 80 !! Inesquecíveis ����

      Excluir
    3. Nossa como é lindo esse carro, isso me faz lembrar os anos 80 !! Inesquecíveis ����

      Excluir
  2. Luciano, faça-nos uma visita e daí reunimos todos os SP's aqui da cidade. O brabo é apenas segurar a escada para o Mazinho "Duran" tirar as fotos. rsrsrsrs.
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Roberto, brabo mesmo é seguirar a escada pro Robertinho! rsrsrsr
      Graaaaande abraço!

      Excluir
    2. Vai esquentando a água do chimarrão que em breve estarei por aí.
      Abraços meus amigos.

      Excluir
  3. Parabéns Mazinho, o comparativo foi excelente. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sérgio, obrigado! Vamos fazer agora um comparativo da SM. A tua conversível com uma fechada.
      Graaaaaaaaande abraço!

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Muito bem feita a exposição da comparação entre os dois modelos.
    M.Pioneira Lafer
    Eduardo Batelli
    http://www.flickr.com/photos/mpioneira-lafer/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eduardo, obrigado pelos elogios e pela visita ao blog. O mais difícil era ter um SP1 para fazer a comparação, mas graças ao meu amigo Roberto o comparativo pôde ser feito.
      Graaaande abraço!

      Excluir
  6. adorei ver este blog,pois ha 18 anos tenho um VW sp2 ano 1973 encontra se em sao joao batista SC .OBS. vendo por 20.000,00 em reais

    ResponderExcluir
  7. Fiquei muito feliz de ver esta matéria e finalmente conhecer as diferenças entre os dois modelos
    não vi nada publicado a época dos referidos lançamentos, parabéns!
    Djalma Jr.
    chacarafiladelfia@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Djalma, realmente na época não foram feitos testes comparativos entre os dois modelos, pelo menos que eu saiba. As diferenças são pequenas mas tiveram grande influência no fim da produção do SP 1 e permanência do SP2.
      Graaaaande abraço!

      Excluir
  8. Muito bom o comparativo! Sempre tive dúvida sobre quais eram as diferenças!

    ResponderExcluir
  9. Minha sorte foi encontrar um SP 1 para fazer o comparativo.
    Graaaaaande abraço!

    ResponderExcluir
  10. Notei também a ausência no interior do Sp1 do botão de alerta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O pisca alerta foi introduzido pela legislação brasileira em 1975. Portanto muitos veículos foram adaptados pelos seus propetários para se adequarem a legislação. O SP1 da matéria não possui o dispositivo já o meu SP2 foi adaptado.
      Meu amigo Roberto, dono do SP1 da matéria, foi quem me ajudou para esclarecer sua dúvida.
      Graaaaaaaaande abraço!

      Excluir
  11. Boa noite Gustavo vc poderia me ajudar ou sabe a onde posso encontrar um acessorio de época que ia encaixado nesses furos das rodas do sp2 ? são umas peças de plastico cromados que vão encaixadas dessas janelinhas das rodas do sp2 .....saiu nas rodas mangels cromadas com o meio preto e com essas peças de platico cromadas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Procure no Mercado Livre como "Jogo de Argolas" para rodas. Vai encontrar muitas para rodas de Opala, do SP já é mais difícil.
      Graaaaaaaande abraço!

      Excluir
  12. Cara, fiquei encantado com a matéria, tenho 50 anos e nunca vi um SP1. Sou apaixonado pelo SP2 e jamais imaginaria ver um comparativo tão legal. Parabéns !!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poucas pessoas tiveram a chance de ver um SP 1. Foram produzidos apenas 88 carros.Graaaande abraço!

      Excluir
    2. Em 1972 com 15 anos e apaixonado pelo SP1 e SP2 tive a rara oportunidade de conhecer um SP1 verde metálico que estacionou na frente de meu Edifício na Rua João Alfredo em Porto Alegre/RS. Conversei com o dono pensando ser um SP2 e ele me mostrou, pela única vez que vi, tratar-se de um SP1

      Excluir
    3. Em 1972 com 15 anos e apaixonado pelo SP1 e SP2 tive a rara oportunidade de conhecer um SP1 verde metálico que estacionou na frente de meu Edifício na Rua João Alfredo em Porto Alegre/RS. Conversei com o dono pensando ser um SP2 e ele me mostrou, pela única vez que vi, tratar-se de um SP1

      Excluir
  13. Olá Flávio! Os "bigodes" do painel dianteiro são de série no SP 1 também, vou corrigir no post! O SP1 deste comparativo estava sem os "bigodes" porque por falta de informação, já que foram produzidos apenas 88 carros, o Roberto, dono do carro, achou que não eram de série. Mas procurando melhor depois ele encontrou as marcas dos furos onde iam os grampos. Quanto aos relógios, possivelmente o SP 1 ai de Belo Horizonte recebeu os relógios como acessórios. Agradeceria imensamente se vc me mandasse fotos do SP 1 mineiro. Graaaaaaaande abraço!

    ResponderExcluir
  14. Há um SP-1 à venda na internet... http://rj.olx.com.br/rio-de-janeiro-e-regiao/veiculos/carros/vw-volkswagen-fusca-vw-sp1-1973-raridade-original-segundo-dono-95389166?xtmc=sp1&xtnp=1&xtcr=43

    ResponderExcluir
  15. Muito boa a matéria. Porem gostaria d saber se existem diferenças no DOCUMENTO. No doc está escrito em marca / modelo VW/ SP1?? Sabe me dizer se o numero de chassi deles são BL0000001 até BL0000088??
    Obrigado Leonardo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Léo! Consultei meu amigo Roberto, dono do SP 1 , sobre o documento e número do chassi. No documento marca VW SP 1 e o número do chassi segue a sequencia normal da linha de produção da época. Não tem como diferenciar pelo número do chassi, a não ser que a VW disponibilizasse os registros. O Roberto entrou em contato com a VW a um tempo atrás e eles informaram que os dados estão em microfilmes e a leitora antiga da IBM teria um alto custo para conserto, no que a VW não mostrou interesse ,
      Graaaaaaande abraço!

      Excluir
  16. Pessoal, bom dia ... Preciso da ajuda de vocês ... Tenho 3 SP2, um 1974, outro 1975 e outro 1976... Estou restaurando inicialmente o 1976, mas tenho muitas dúvidas a respeito da frente dele, pois tem 3 modelos diferentes nele, e justamente no 1976 a funilaria feita anteriormente foi porca e não tenho como saber... Alguem tem fotos, ou pode me ajudar nesta fase de levantamento de dados sobre os carros ? Se puderem, por favor me mandem e-mail para mguazi@hotmail.com ou me add no whats. Se tiverem tempo de correr inclusive atras de peças, remunero a pessoa por isto. Obrigado. Marcelo Guazi.

    ResponderExcluir
  17. Falei para me add no whats e nao coloquei o telefone né... (18) 98105-8440. Obrigado. Marcelo

    ResponderExcluir
  18. vendemos cabo do acelerador para SP2, que não arrebenta, tem 10 anos de garantia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-729910424-cabo-do-acelerador-sp2-super-resistente-_JM

      Excluir
  19. vendemos cabo do acelerador para SP2, que não arrebenta, tem 10 anos de garantia.

    ResponderExcluir
  20. veja video:
    https://www.youtube.com/watch?v=oKqubdYBs4Y
    sp2, puma, fusca etc

    ResponderExcluir
  21. Parabéns pelo carinho e capricho! Meu pai teve uma história de amor como vermelhinho dele também.
    Esse SP2 dele foi roubado pelo jardineiro da Capitania dos Portos de Itacoatiara/ AM (onde ele foi Comandante), um civil. Ele tinha um segredo na direção, se desse o comando errado, ela travava. O cara não sabia, sentou o pau no bichinho, a direção travou e ele deu de cara no muro, foi perda total. Nem sei se o puto morreu.
    Meu pai, claro, ficou danado da vida e muito triste também, era o xodó dele.

    ResponderExcluir
  22. Parabéns pelo carinho e capricho! Meu pai teve uma história de amor como vermelhinho dele também.
    Esse SP2 dele foi roubado pelo jardineiro (Um civil) da Capitania dos Portos de Itacoatiara/ AM (onde Pai foi Comandante). Ele tinha um segredo na direção, se desse o comando errado, ela travava. O cara não sabia, sentou o pau no bichinho, a direção travou e ele deu de cara no muro, foi perda total. Nem sei se o puto morreu.
    Meu pai, claro, ficou danado da vida e muito triste também, era o xodó dele.

    ResponderExcluir
  23. Excelente comparativos com maravilhosos carros, tá de parabéns, a traseira de ambos modelos lembra o Jaguar E-Type.

    ResponderExcluir
  24. Gostaria de saber quais anos e se tem uma sequencia logica no chassis oara saber se é SP1. Eu tenho 2 e um deles o motor é 1600. Mas nao é de variante pois a gravação do numero de motor é em local diferente na variante.

    ResponderExcluir
  25. Olá Renato! Consultei o Roberto, dono do SP1 da matéria, e ele me falou:"Não tem uma sequencia diferenciada para SP1 ou SP2 na numeração de chassi e no motor. O casco é o mesmo nos dois modelos, apenas pelo motor não vai conseguir determinar. No manual tem o local de gravação do número do motor, da mesma forma o motor não tinha linha de fabricação diferenciada. Qual o ano? Letras do chassi e motor? dai posso investigar mais pelos dados que tenho".
    Portanto Renato, se vc enviar mais dados pode ser que consiga determinar se é um SP1 ou SP 2.
    Graaaaaaaaande abraço!

    ResponderExcluir
  26. Nossa sempre tive curiosidade em saber a diferença entre os SP's (achava que o 1 era lenda, inclusive). Bate uma nostalgia vendo esta matéria. Meu finado pai teve um SP2 por 12 anos (meus 12 primeiros anos). Adaptou-o com um assento traseiro transformando-o em 4 lugares (ou até mais, hehehehe). Ele adaptou também a luz de ré na sinaleira traseira, dando um aspecto mais moderno, inclusive, além da roda estrela. Após um tempo mudou a cora do original Marrom Caravela para o Vermelho Royal. Era sucesso onde passava (como todo bom SP2). Um dia, quem sabe, terei o meu também, hehehehehe.

    ResponderExcluir
  27. Excelente matéria: simples, objetiva, elucidadora e com as fotos necessárias. Um blog excepcional em todos os sentidos.

    ResponderExcluir
  28. Valeu Carlos Eduardo! Obrigado por visitar o Blog e um graaaaaande abraço!

    ResponderExcluir
  29. Apaixonado por SP, quem sabe um dia conquisto um!

    ResponderExcluir
  30. BOA noite estou com um motor que acho que é do SP1 a numeração dele esta gravada sobre a base do cilindro numero 01 começa assim SPBD0449XX substitui os dois últimos numeros por xx, algueum sabe me dizer alguma coisa

    ResponderExcluir
  31. SP1 e SP2 sonho de consumo antes do PUMA GT e GTB

    ResponderExcluir
  32. Boa noite!!
    primeramente excelente matéria.
    estou em vias de fechar um negocio com um SP2 mas só tem a carcaça enferrujada vidros bancos e o painel sem instrumentos motor 1600 sabe quando vale e quanto ficaria para restaurar?

    ResponderExcluir
  33. Adorei conhecer mais sobre os carros seminovos volkswagen, demais o design dele, top demais esse modelo

    ResponderExcluir
  34. bom dia tenho um bloco motor vw acho que é do sp1 a numeração dele e gravada encima do primeiro cilindro < SPBD ..... a vem a numeração alguem sabe mais informaçoes

    ResponderExcluir
  35. Só por curiosidade, vinha no documento do carro como VW Sp1 ou Vw Sp2?

    ResponderExcluir
  36. Muito bom o post, para quem gosta de Carro Antigo , gosta também de Mini Buggy e da Fapinha ainda não conhece o site, vale a pena é a enciclopédia de mini carros www.clubeminicarros.com.br

    ResponderExcluir
  37. Até hoje sempre tive curiosidade em saber as diferenças, pois só conheci o SP2. Inclusive intermediei a venda de um quando atuava na revenda de carros.

    ResponderExcluir