quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

FORA DE SÉRIE - BUG ADAMO

"O Adamo, uma criação brasileira, surge como uma volta à concepção dos roadsters ango-americanos, os pequenos carros esporte conversíveis, muito comuns nos anos 50, próprios para pequenas viagens e passeios sob o sol e ao vento. Eles não tinham janelas laterais e , quando tinham portas, elas eram muito pequenas. E o teto era de lona. Nos EUA, eles eram simples e baratos, mas tinham linhas agressivas."
Assim a edição nº 139 de fevereiro de 1972 da revista 4 Rodas apresentava o Bug Adamo.
Projetado por Milton Adamo na Av. Mascote, 1076, Vila Santa Catarina, São Paulo-SP,  seguia a linha chassi/mecânica VW com carroceria de fibra-de-vidro . Diferentemente dos outros fora-de-série, que usavam chassi VW encurtado, o Adamo mantinha as dimensões originais da plataforma. Com motor 1300 cc rendendo-lhe 46 hp, um carburador simples Solex H 30 PIC o carrinho não tinha uma grande perfomance.  Freios a tambor nas 4 rodas de magnésio de várias talas possíveis. Interior com acabamento bem feito porém simples. Uma capota de lona facilmente removível transformava o carro em conversível.
A carroceria completa, já pintada custava Cr$ 9.000,00 , já o kit para montar que incluia pára-brisas, pára-choques, tampas e dobradiças custava Cr$ 4.800,00. Um fusca 1300 Ok Cr$ 14.688,00 ou um fusca com cerca de 5 anos de uso, e que seria doador de chassi/mecânica, poderia ser comprado na época por cerca de Cr$ 8.000,00. 

Um comentário:

  1. Conta a história que a grande maioria dos nossos Karmann Ghias foi desmontada para que a mecânica fosse utilizada nestes kits de bugues e afins. Será verdade? Ab, diehl

    ResponderExcluir