sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

KARMANN GHIA NASCE O MITO

Para conhecer a história do Karmann Ghia TC temos que voltar à origem da própria Karmann Ghia. E Wilhelm Karmann GmbH e Giacinto Ghia foram os responsáveis pelo início de tudo.


Wilhelm Karmann GmbH
Empresa especializada em carrocerias para carruagens celebrizou-se na Europa pelo excelente trabalho de seus artesãos em madeiras raras. Com a chegada do automóvel adaptou sua mão de obra à produção de carrocerias para automóveis.

Giacinto Ghia
Foi um fabricante de carrocerias de automóveis italiano, fundador da Carrozzeria . Ele era piloto de testes e fundou a Carrozzeria Ghia & Garigglio com seu parceiro Garigglio.


A Karmann apresentou um projeto  que não foi aprovado pelos  executivos da VW. Sendo a Volkswagen um cliente tão importante a Karmann solicitou ao  estúdio italiano de design Ghia que à ajudasse no projeto. Extraoficialmente a Ghia teria apresentado à Karmann um desenho não utilizado pela Chyrsler, o coupe Chrysler Ghia Special.
Desenhado por Virgil Exner e Mario Boano, o protótipo figurou no salão de Paris de 1952, e teria inspirado o design do coupe VW.



Chrysler d'Elegance 2 1952 uma influência de design para o Volkswagen Karmann Ghia


Heinrich Nordhoff (chefe da VW) e Wilhelm Karmann (chefe da Karmann) estavam em discussões para construir um cupê esportivo com base no VW Beetle .
Karmann já estava construindo o besouro de Karmann 4-seater para VW. Este foi um design de Karmann para um coupe VW de 2 lugares.  

 Protótipo 1953 do VW Karmann Ghia


Em 14/07/55 Wilhelm Karmann apresenta o Karman Ghia para jornalistas  e concessionárias VW no Hotel Kasino em Georgsmarienhutte.
10 carros ficam disponíveis para test drive, ao lado do Hotel Kasino


Nenhum comentário:

Postar um comentário